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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

FÓRUM III

DESENVOLVER A ATIVIDADE DOIS DO CADERNO DE ESTUDOS:
" CRIAR UMA FORMA DE PARCERIA PARA A ESCOLA EM QUE VOCÊS ATUAM E SOCIALIZAR NESTE ESPAÇO."
LEVAR EM CONTA O ENCAMINHAMENTO DO MÓDULO PARA POSTAGEM.

AGUARDO AS POSTAGENS DE VOCÊS!

SUSANE MARTINS E CYNTHYA CARNEIRO - TUTORAS

4 comentários:

  1. Olá Colegas,

    A Escola Apae Irmã Dulce vem articulando ações na busca de sua autonomia, com elaboração e execução de Projetos Sociais a exemplo do Projeto “Semana Social na APAE”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS.
    O projeto tem como objetivo a promoção da inclusão social por buscar a melhoria da qualidade de vida das famílias que apresentam situações de vulnerabilidade e risco e viabilizar a pessoa com deficiência atividades adequadas para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, sua inclusão familiar, escolar, comunitária e no mercado de trabalho, podendo exercer direitos e deveres como cidadão.
    Essa ação é de extrema importância. Queremos mostrar que a pessoa com deficiência também é muito importante como qualquer outra. O nosso objetivo é mostrar a esses usuários e a sociedade que eles podem e devem ser inseridos no convívio familiar e social, desenvolvendo atividades lúdicas, desportivas, artesanais, participando de palestras informativas, trabalhando, enfim, fazendo tudo o que as outras pessoas ditas normais podem fazer.
    A programação teve início no próximo dia 29 de Novembro estendendo até o dia 02 de Dezembro. Os usuários da APAE estão tendo uma semana social, onde também irão assistir a uma sessão de cinema, atividades esportivas, participação em gincana, vão promover um belo desfile, irão participar de oficina terapêutica, atendimento psicossocial/pedagógica entre outras atividades.
    A equipe de elaboração e execução do Projeto conta com a participação dos professores, direção, coordenação, funcionários, pais, técnicos dos CRAS e Equipe do Progestão.
    Portanto, colegas, depois de apreciar a programação da Semana Social da APAE, venha prestigiar junto conosco deste evento, fazendo valer o pensamento a seguir: “A iniciativa é importante para conscientizar a sociedade do potencial dos deficientes. “Temos que mostrar que estas pessoas têm que ser respeitadas. Além dos deveres, elas também têm direito garantido ao lazer, à saúde e à educação.” (autor desconhecido).
    Um grande abraço da Equipe da APAE

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  2. Oi colegas!!!!
    Sabemos que foi deixado para ser postado neste espaço uma outra atividade citada acima (trabalho em parceria da escola com outras instituições), mas achamos muito bom a proposição do texto de Jane Haddad: inclusão - tecer pontos, desatar nós, o qual nos fez refletir sobre o papel da escola inclusiva neste século XXI em meio a tantas transformações permeadas nesta realidade nas dimensões sociais, culturais e educacionais. Observamos que em meio a tantas mudanças, alguns alunos ainda continuam a sofrer com a carência de estrutura adequada, principalmente no que se refere ao atendimento às suas necessidades contemporâneas, como exemplo ação de professores-educadores que ainda fundamentam suas teorias e práticas em modelos fechados, e que só dão atenção a alunos tidos como bons e produtivos, passando assim, a gerar processos de exclusão social.
    Acreditamos que esse texto provocou em todos nós leitores / cursistas do PROGESTÂO inquietações referentes à educação inclusiva em nosso município, não somente quanto ao papel da escola, mas do modo em que nos identificamos neste contexto, no exercício de nosso ofício enquanto profissionais da área da educação.
    Neste sentido, uma escola inclusiva deve estar atenta tanto as necessidades de construção do conhecimento do educando, como também ao seu papel maior, o de propiciar processos formativos que contribuam para o desenvolvimento pessoal do aluno, no que diz respeito a sua formação para a cidadania, começando então a pensar num currículo que contemple os sentidos, o lúdico, a sensibilidade, o estético, alicerçado na forma de olhar e reconhecer a importância da diversidade e que favoreça um debate entre todos os envolvidos na comunidade educativa.
    Até breve.
    Margareth Fernandes, Carla Ledo e Paula Castro.

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  3. Olá Margareth e Carla,
    Tenho percebido o quanto vocês tem buscado participar ativamente desse nosso BLOG. Que bom que conseguiram se envolver, pois, o campo educacional suscita realmente essa participação de todos os seus profissionais , bem como, o envolvimento em todas as esferas sociais.
    É satisfatório saber que a Inclusão promovida via Projeto Semana Social propiciou momentos de descontração, lazer, informação, socialização e enriquecimento social e pessoal de todos que puderam participar, seja na condição de aluno, gestor e/ou visitante.
    Ao longo do PROGESTÃO tem sido perceptível o envolvimento de vocês com a causa APAEANA, e o texto de Hadad tem um chamado especial ao que a LDBEN regula:
    CAPÍTULO V

    DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
    § 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

    § 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

    § 3º A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
    Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:

    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
    Vamos auxiliar o município nessa integração!!!
    Até breve,
    Susane Martins

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  4. segundo rosa (2003, p. 156, a educação inclusiva é a garantia do sucesso ao espaço da escola por todos, levando a sociedade a criar relações de acolhimento à diversidade humana e aceitação das diferenças individuais".
    A relevância da inclusão escolar, não se limita apenas aos portadores de necessidades educacionais especiais, ela não é somente um fator que envolve essas pessoas, mas também, as famÍlias, os professores e a comunidade, visando construir uma sociedade mais justa e consequentEmente, mais humana.
    EUNICE AMARO

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